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Organização é o caminho para fazer compras no supermercado.

Na hora de abastecer a dispensa e a geladeira, é preciso atenção. Em tempos de economia restrita, quando a ordem geral é não gerar desperdícios, realizar as compras de supermercado exige um pouco de habilidade do consumidor. 

Segundo a nutricionista Fernanda Lermen, há produtos que podem ser comprados mensalmente ou a cada 15 dias, e aqueles aos quais é preciso buscar uma vez por semana.

De acordo com ela, as compras mensais devem eleger os alimentos não-perecíveis - aqueles que possuem datas de validade maior e não necessitam de refrigeração, congelamento ou aquecimento. "Não esqueça de verificar sempre a data de validade para que não esteja muito próximo do limite. Também é importante verificar se não há alteração nas latas e embalagens ou nos próprios alimentos em si. Quando alteradas as embalagens, podem permitir contaminações", alerta.

A cada quinze dias opte por alimentos semi-perecíveis. São os tubérculos como batata, cenoura, beterraba, ovos e conservas. "O principal é verificar o estado dos alimentos que não se encontram embalados, como os tubérculos, analisar a integridade dos ovos, verificar a data de validade e a embalagem das conservas", ensina.

Já os alimentos perecíveis exigem um esforço semanal de ir às compras: carnes, frutas, verduras e laticínios. Eles devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para sua conservação, por isso, duram menos.

Ao escolher os vegetais, sempre observe cor, aroma, frescor e integridade. "Para as carnes, deve-se levar em consideração as boas condições de higiene na área de corte no açougue. 

Nas carnes já embaladas, verifique se há a presença de água, um forte indicador de que a temperatura do balcão não está adequada ou que, durante a noite, ele foi desligado", explica. Nos derivados de leite é preciso cuidar se há odor nos alimentos, como por exemplo, os queijos. Nos leites, veja a data de validade.


Em casa, como evitar o desperdício?
Depois de encher o carrinho, cesta ou sacola, preste atenção para não perder os alimentos comprados para o lixo. Anote as dicas da nutricionista:

- Antes de ir às compras, sempre analise, na despensa, o que realmente está precisando, e faça uma lista para que não compre o que não é necessário. "Lá em casa, a listinha está sempre na porta da geladeira. O que vai acabando, automaticamente, já vai sendo incluído na lista para a próxima compra", diz Fernanda.

- Atualmente, com a facilidade que temos de buscar os alimentos, não é mais necessário fazer grandes estoques em casa.

- Chegou em casa com as compras? Sempre reorganize sua despensa, geladeira e seu freezer. O alimento com data de vencimento menor deve ficar sempre na frente; o alimento com data de vencimento mais distante, sempre ao fundo. Assim, quando for necessário utilizá-lo, você sempre buscará o que irá se vencer primeiro.

- Guarde as sobras corretamente, em potes fechados e bem refrigerados.

Saiba mais
Reaproveite todos os alimentos possíveis. É sabido que, na cozinha, quase nada se perde. "Se você não tem habilidades culinárias - e isso vale para homens e mulheres - procure adquiri-las", frisa Fernanda.

Segundo ela, o auxílio de um profissional ou de um nutricionista pode "alimentar" a criatividade. "Também é importante conversar com as pessoas que sabem cozinhar. Peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet e... comece a cozinhar!", convida.








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